quinta-feira, 22 de março de 2012

Mudança de data da Páscoa remete ao calendário lunar: entenda o significado

O desafio está lançado para muitos católicos: Por que a Páscoa muda de data todos os anos? A resposta é desconhecida por muitos cristãos praticantes e remonta às liturgias judaicas dos tempos anteriores ao Cristianismo. Comemora-se a Páscoa no domingo depois da primeira lua cheia após o início de primavera no Hemisfério Norte (aqui estamos iniciando o outono). 

O cálculo é feito dessa maneira, pois usa como base o calendário lunar, que conta os meses pelos ciclos da lua e tem como início do ano a primavera. "Jesus morreu na sexta-feira da Páscoa judaica, mas nós, cristãos, lembramos a data no dia da ressurreição, no domingo", explica o professor de teologia da Universidade Católica de Pernambuco, Cláudio Vianez. Pode cair entre os dias 22 de março e 25 de abril.  
Os judeus comemoram a Páscoa para lembrar o dia em que saíram da escravidão no Egito e foram em direção à Terra Prometida, há mais de 3.200 anos. "No Judaísmo, a data é comemorada na primeira noite de lua cheia após o início primavera do Hemisfério Norte. É o dia 14 do mês de Abib do calendário judeu. A diferença é que, entre os católicos, resguardamos o domingo, para lembrar o dia em que Jesus ressuscitou", diz Vianez. "É a festa mais importante do cristianismo".

 A palavra Páscoa vem de "Pessach", que quer dizer passagem. "Nos EUA, existem duas palavras para definir a data", diz o professor. "Passover, para os judeus; e Easter, para os cristãos". Os cristãos comemoram a data durante quatro dias, no que ficou conhecido como Semana Santa. O simbolismo lembra a passagem da morte para a vida.  

A Igreja Católica adotou essa data da Páscoa apenas no ano 325 d.C, durante o Conselho de Niceia. Além de ter ligação com o calendário lunar, trata-se de uma adaptação de costumes pagãos. Pesquisadores afirmam que culturas antigas celebravam o início da primavera, pois representava o fim do rigoroso inverno e a chegada de um momento de fartura, com o começo da colheita.
Outras datas dependem da Páscoa e mudam de dia todos os anos. Pentecostes é celebrado oito dias depois. O Carnaval é comemorado 47 dias antes (a contar do domingo de Páscoa até a Terça-Feira Gorda). A Quaresma, período de abstinência e caridade para os cristãos completa 40 dias no Domingo de Ramos, e representa a chegada de Jesus à Jerusalém para passar o Pessach judeu com seus apóstolos e familiares.

Fonte: NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opnião é muito importante ao BN.